Em qualquer língua...

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Morre o grande defensor das Gerais

Mateus Nascimento* (trankgoku@hotmail.com)

Após a perda de Dom José Mauro Pereira Bastos, um vazio toma conta dos corações norte-mineiros. Na memória ficarão guardadas as lembranças de um homem que não só pregava, mas que agia de acordo com os valores mais nobres que a vida pode oferecer.
No espaço social ficam todas as obras deixadas por um lutador, um ser humano determinado pelas suas ideologias que se contrastam com a triste realidade vivida pela região, mas que em momento algum se curvou diante das dificuldades e abandonou aqueles que mais necessitavam da sua ajuda.
O homem político, que no último encontro com o seu povo pediu para que este tivesse uma maior conscientização na hora de exercer a sua cidadania.

“Fiquei profundamente chocado e sensibilizado com tudo que aconteceu. A sociedade como um todo perde uma excelente pessoa, um homem de alma elevada,” lamentou o bancário Jucélio Rodrigues.
Fica a imagem de um Bispo apaixonado, aquele que unificou Minas às Gerais, lhes ensinando a lutar mesmo sob opressão, amargura e conflitos sociais. Deixando claro, que a paz e a harmonia podem ir além dos sonhos, desde que o povo colabore e trabalhe em conjunto.

“Dom José Mauro foi para todos nós um diretor espiritual que transmitia paz e alegria. Um incentivador que acreditou na boa nova, nas suas palavras o evangelho estava presente” são as palavras emocionadas de seu amigo Toninho Vicentino. “Um santo entre os homens, a ele deixo os meus agradecimentos por tudo que fez pela sociedade vicentina e nosso asilo”, conclue. Mais um herói se despede. Um presente temporário enviado por Deus que nos encheu de esperança e alegria. Um anjo! Do qual só nos resta dizer: “Muito obrigado.”


* Mateus Nascimento é acadêmico de Jornalismo e gorutubano de nascimento. Ele conviveu com o bispo Dom José Mauro Pereira Bastos (à esquerda, na foto) em Janaúba, durante os quase 5 anos que esteve frente àquela diocese. Dom Mauro faleceu na quinta-feira passada, 14 de setembro, num acidente automobilístico próximo a Belo Horizonte. Ele havia assumido há 3 meses a Diocese de Guaxupé, no sul de Minas.